quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mestre Manoel Eudócio


O Mestre Manoel Eudócio nasceu no dia 28 de janeiro de 1931, em Caruaru - PE, mais precisamente, na Comunidade do Alto do Moura, que era considerada uma área rural, nesta época aqui referida. Seus familiares eram ceramistas que trabalhavam na produção de peças utilitárias, como exemplo: louças usadas para preparar e servir alimentação e bebidas.

Aos três anos de idade, Manoel Eudócio ficou órfão de mãe, passando então, a residir com a sua avó, senhora Tereza, mais conhecida como Dona Tetê.

O Mestre Eudócio, como é chamado, iniciou na arte do barro aos seus sete anos de idade, sua avó Tetê ensinou-lhe as primeiras lições deste ofício; a partir disso, ele mesmo começou a fazer os seus próprios brinquedos de barro, confeccionando principalmente, cavalos, vacas e bois. Ele e seus familiares produziam peças em barro para serem vendidas na Feira de Caruaru.

Manoel Eudócio aos seus dezessete anos de idade, já era considerado um exímio artesão e, buscou aprimorar algumas técnicas desta profissão, com o Mestre Vitalino.

Mestre Eudócio com a sua genial capacidade criativa desenvolveu um estilo próprio, característico das suas esculturas, que incorporam o folclore do Nordeste brasileiro e o cotidiano do seu povo. As peças produzidas pelo Mestre Manoel Eudócio são confeccionadas em argila úmida, posteriormente, as mesmas são queimadas sem utilização de esmaltes, em um forno a lenha, que ele mantém no quintal da sua residência. Após serem retiradas do forno, algumas esculturas passam pelo o processo de pintura, outras não. As que são contempladas por esse processo, são ornamentadas com tinta a óleo, que pode ser brilhosa ou fosca. As demais peças que não são pintadas, obviamente, mantém a bela cor natural do barro.

Este fantástico Mestre já produziu mais de cinqüenta mil peças, dentre as quais destacam-se: Lampião e Maria Bonita; Bastião e Caterina; Bumba-Meu-Boi, personagens do Maracatu Rural e de Baque Virado; Carrossel do Parque de Diversão; Trio Nordestino (músicos com Sanfona, Triângulo e Zabumba) etc.

Graças à sua criatividade, ao seu talento e à sua indispensável contribuição para o enaltecimento da Arte do Barro, Mestre Eudócio, em maio de 2002, foi eleito: PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO.

As esculturas deste Mestre espetacular ilustram os acervos de importantes museus e coleções particulares. Seu trabalho alcançou um grande reconhecimento nos principais centros metropolitanos no Brasil e, também conquistou clientela importante em países como exemplo: Alemanha, França Portugal e Estados Unidos da América. A peça criada pelo Mestre Galdino intitulada: FAMÍLIA DE RETIRANTES, foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma das suas visitas ao Vaticano, para presentear o Papa Bento XVI.

Com seus oitenta e três anos de idade, Mestre Eudócio continua em plena atividade, dedicando toda a sua vida e o seu amor à Arte do Barro, trabalhando diariamente, em seu ateliê e residência, ambos situados no mesmo endereço à Rua Mestre Vitalino, nº151- Alto do Moura - Caruaru -PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário