quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Mestre Severino Vitalino


O Mestre Severino Vitalino nasceu no dia 04 de abril de 1940, na Comunidade do Alto do Moura, Caruaru - PE. Desde a tenra infância, obteve os primeiros contatos com a Arte do Barro, por intermédio do seu pai o Mestre Vitalino, nascido em 10 de julho de 1909, no sítio Campos- Caruaru-PE.

Aos seus sete anos de idade, Severino Vitalino, começou a confeccionar seus próprios brinquedos e ajudava seu pai na produção das esculturas e louças de barro. Ao completar oito anos de idade, ele passou a acompanhar o seu pai até à Feira de Caruaru, para comercializar as criações feitas em barro, por sua família.

Após a morte do Mestre Vitalino, vitimado por varíola, em 20 de janeiro de 1963, Mestre Severino Vitalino especializou-se em reproduzir réplicas das obras de arte inicialmente, criadas por seu pai, desta maneira, mantendo viva a tradição sócio-artístico-cultural desta Arte que retratam o cotidiano do povo nordestino e suas ricas manifestações folclóricas, como exemplo: Banda de Pífanos, Trios de Forró, Bacamarteiros, Vaqueiros, dentre outras esculturas feitas pelo o Mestre Vitalino, que totalizam um número de cento e dezoito criações. Mestre Vitalino é considerado “O Maior Ceramista Brasileiro do Século XX”. Em 2009, em ocasião das comemorações do centenário deste Mestre, a Casa da Moeda do Brasil e o Clube da Medalha do Brasil criaram uma medalha para homenageá-lo e, a Agência Brasileira dos Correios e Telégrafos por sua vez, lançou um selo também para homenagear a obra deste Mestre imortal. Esta Medalha e este Selo foram entregues em mãos, ao Mestre Severino Vitalino, que atualmente, além de trabalhar em seu ateliê, localizado em sua própria residência situada à Rua Mestre Vitalino - Alto do Moura - Caruaru-PE, também oferece ao público, o privilégio de presenciá-lo exercendo o seu ofício na casa onde ele residiu quando criança (a casa do seu pai), transformada em Casa-Museu, no ano de 1971, pela Prefeitura Municipal de Caruaru. Esta Casa-Museu encontra-se aberta diariamente, para visitações públicas, sendo a mesma muito apreciada por estudantes de vários níveis de ensino, pesquisadores, artistas de vários segmentos e turistas de inúmeras nacionalidades.

As esculturas confeccionadas pelo Mestre Severino Vitalino, tanto as peças criadas por ele mesmo, quanto às réplicas perfeitas das obras do seu pai, já venceram fronteiras incontáveis, podendo as mesmas, serem admiradas em museus de várias metrópoles brasileiras, como exemplo: Belo Horizonte - MG, Salvador - BA, São Paulo - SP, Rio de Janeiro - RJ (Museu Belas Artes e Museu do Pontal), Recife (Museu do Homem do Nordeste, Centro do Artesanato Pernambucano e em outras instituições) e também, podem ser contempladas em algumas cidades de Portugal e dos Estados Unidos da América.

Um comentário: